Avançar para o conteúdo principal

Adeus ano velho. Feliz ano novo!

2016 está a terminar … já cheira a fogo de artifício, a festa, a abraços e para muitos a lágrimas.

Supostamente estamos naquela altura do ano que nos leva a refletir sobre o que vivemos nesse ano e a vida toda até então.

Sinceramente nunca tinha sentido tanto a necessidade de o fazer, talvez para evitar a confrontação com a realidade que vivia, não sei bem.

Porém este ano sinto-me diferente. E talvez porque nunca me dá o sono e contar carneiros já não me ajuda nas minhas insónias, sobrou o refletir sobre o que foi o meu 2016.

Foi um ano de mudanças bruscas. Um ano de saudosismo, ruturas e de dor. Muita dor. Não pelo ano em si, mas por ser o reflexo de tantos anos passados deixarem de fazer sentido em algumas nuances.  A nível pessoal, mas também profissional. Foi aquilo a que se chama bater no fundo.

Confesso que muitas vezes nestes anos e sobretudo nos primeiros meses deste, não consegui perceber "ca" raio fazia cá e senti muitas vezes não fazer falta a ninguém. E se há sensação que adoro e que me alimenta é sentir que posso preencher e alegrar o dia de alguém, um pouquinho que seja, com a minha presença.

Não me interpretem mal, sei perfeitamente que tenho 2 filhos lindos, que amo incondicionalmente, seres humanos maravilhosos. Foi muitas vezes a pensar neles que me mantive à tona.

Os meus pais e os meus manos foram também eles sem saber, os meus pilares muitas vezes. Porque o amor que sinto por eles e a força que têm para viver mesmo depois de tudo o que passaram na vida, fez-me querer ficar deste lado.

Por outro lado, o inscrever-me na Universidade Aberta em 2012 foi uma força que veio não sei de onde e a melhor coisa que me podia ter acontecido naquela altura. Permitiu-me abrir as cortinas que teimavam fechar. Cresci enquanto pessoa. Conheci pessoas maravilhosas e que mesmo sem fazerem ideia do que eu passava, foram a minha fonte de energia, juntamente com a minha família.

A mudança deste ano. Brusca. Não fui eu quem a provocou. Devo-a a alguém. Mais corajoso que eu? Agora vejo que sim. Agradeço a sua coragem. E terminar o ano sem mágoa é a maior alegria que sinto neste momento.

Mas 2016 não foi só rutura e dor. Transformou-se num ano de descoberta. Tem sido uma descoberta do eu e das rugas que me suportam. Descobrir que ainda tenho tanto para viver e sobretudo para dar! Que bom! É isto que eu sou, uma dada! 😍
   
Obviamente não posso deixar de falar em ti. Apareceste inesperadamente e despertaste em mim emoções que me encheram o coração e me fizeram feliz. 
És um ser humano muito especial com Valores que andam esquecidos neste mundo que é tão bonito de se viver, mas que há pessoas que teimam em fazê-lo da treta.
Gosto muito de tu :)

Li algures hoje que a palavra emoção tem a sua origem no verbo latim emovere que significa mover.

Sendo assim para 2017 desejo a todos que se deixem "emovere”.

MOVAM-SE pelo amor da Santa! EMOCIONEM-SE!

Só assim faz sentido viver :)


Ana Paula Ribeiro

Comentários

  1. Uma vez disseste-me que sou uma pessoa maravilhosa. Sabes o quanto a tua amizade me tem feito bem? Nem as palavras o descreveriam como a atitude que tens. Que sejas muito feliz, porque o mereces! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diga o que pensa!

Mensagens populares deste blogue

Uma reflexão que, espero, te sensibilize.

2 anos passaram rápido.  Nestes 2 anos tenho aprendido muito. A cada dia que passa sou sensibilizada com questões que outrora não me ocorriam, mas que me deixam perplexa. Como, algumas delas, nunca me passaram pela cabeça? Eu, que sempre fui muito de pensar na outra pessoa, naquilo que está a sentir. Ou pelo menos dou por mim a tentar, antes de tomar qualquer tipo de atitude ou julgamento. Não sou melhor pessoa que os outros, apenas sou, e quem me conhece sabe bem, uma pessoa que vive do que o coração lhe dita, afogada em sentimentos. E hoje o meu está com a pica toda para partilhar convosco esta reflexão. Vá lá, não se queixem que eu que não escrevo há muito tempo.  Muito se tem falado da liberdade que tínhamos e que o Covid-19 nos roubou.  O direito à nossa liberdade.  Direitos. Já pararam para pensar nos direitos das pessoas que têm uma deficiência? Cada vez mais acredito que esses direitos dependem muito de todos nós.  A forma como nos posicionamos perante a deficiência faz toda a

O maquinista

Hoje durante a viagem por linhas metropolitanas, não escrevi nada. Nem no papel, nem no telemóvel. Mas estava para aqui a pensar com os meus botões, de todos os rostos que vi qual o que me sobressaiu mais... E acho que foi mesmo o do maquinista. Quando a carruagem vem, eu sempre fico atenta ao maquinista. Tento ver o rosto daquele que me vai levar até ao meu destino. Sempre de rosto sério, triste(?) de quem está sozinho, percorrendo sempre os mesmos caminhos. Em gestos automatizados dos quais nem se recorda fazer. Segue aquela linha. Vai. Regressa. Vai. Regressa. Ironia. Dentro das carruagens vão centenas de pessoas. Apressadas. Apertadas. Sonolentas. Abafadas. Sem se lembrarem dele. Sem nunca pensarem nele. O maquinista que as leva todos os dias para os seus destinos. Hoje pensei nele. Hoje não o vi. Observei-o. E quero agradecer-lhe. Porque me sorriu e me fez sorrir também. Ana Paula Ribeiro