Avançar para o conteúdo principal

Hoje é dia de

Não sou muito dada a esta coisa do "dia de..."... mas li algures que hoje é dia do amigo e sigo aqui, sentada no metro, ouvindo a minha música e mais uma vez as pessoas olhando cada uma para o seu telemóvel.

Resolvi escrever umas linhas sobre os meus amigos e sobre o que poderá ser isto de ser-se amigo.

Nunca fui muito boa naquilo que poderá ser o ideal para alimentar uma amizade. Não costumo telefonar, muitas vezes não fui ao tal café e durante estes anos que passaram foram muitos os contactos que perdi. Daqueles que gostaria de ter mantido e que acabei por perder o rasto, precisamente por esta ausência.

Será por preguiça, porque tenho muitas fases de solidão que me alimenta, por adversidades da vida e/ou sobretudo desorganização. Sou péssima a gerir o tempo.
Tenho noção desta minha dificuldade e tenho tentado melhorar, mas isto quando se é mais cota fica mais difícil.

No entanto quero deixar muito claro o seguinte: tenho amigos para a vida inteira com os quais não preciso falar todos os dias. Aliás, passam-se meses sem que falemos. No entanto, e digam lá outra vez que sou doida, o universo tem umas coisas deliciosas, e muitas vezes quando estou mais em baixo, lá recebo um telefonema ou um SMS inesperado que me põe um sorriso e me lembra que sou uma felizarda. Como o que acabo de receber agora e tive que parar de escrever esta nota para o ler :)

Com estes amigos tenho aprendido que amizade é isto. É estar lá até mesmo sem saber que somos necessários. Sem cobranças, nem caganças. Com a verdade,  dizer o que sentimos e aquilo que somos. Sem medos.

Rir à gargalhada, chorar quando nos apetece sem ouvir dizer não chores.
Ficar sentado lado a lado sem ter que dizer uma única palavra. Só porque sim. Porque nos apetece.

Mesmo não sendo uma "alimentadora" perfeita das minhas amizades, tenho amigos assim.

Neste momento já vou noutra carruagem, em pé e tipo sardinha em lata ... e ao olhar em volta penso, quantos destes amigos aqui têm a mesma sorte que eu?

Ana Paula Ribeiro

Comentários

  1. Os amigos mesmo distantes, no reencontro e como se estivesse falado com eles a minutos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Diga o que pensa!

Mensagens populares deste blogue

Uma reflexão que, espero, te sensibilize.

2 anos passaram rápido.  Nestes 2 anos tenho aprendido muito. A cada dia que passa sou sensibilizada com questões que outrora não me ocorriam, mas que me deixam perplexa. Como, algumas delas, nunca me passaram pela cabeça? Eu, que sempre fui muito de pensar na outra pessoa, naquilo que está a sentir. Ou pelo menos dou por mim a tentar, antes de tomar qualquer tipo de atitude ou julgamento. Não sou melhor pessoa que os outros, apenas sou, e quem me conhece sabe bem, uma pessoa que vive do que o coração lhe dita, afogada em sentimentos. E hoje o meu está com a pica toda para partilhar convosco esta reflexão. Vá lá, não se queixem que eu que não escrevo há muito tempo.  Muito se tem falado da liberdade que tínhamos e que o Covid-19 nos roubou.  O direito à nossa liberdade.  Direitos. Já pararam para pensar nos direitos das pessoas que têm uma deficiência? Cada vez mais acredito que esses direitos dependem muito de todos nós.  A forma como nos posicionamos perante a deficiência faz toda a

O maquinista

Hoje durante a viagem por linhas metropolitanas, não escrevi nada. Nem no papel, nem no telemóvel. Mas estava para aqui a pensar com os meus botões, de todos os rostos que vi qual o que me sobressaiu mais... E acho que foi mesmo o do maquinista. Quando a carruagem vem, eu sempre fico atenta ao maquinista. Tento ver o rosto daquele que me vai levar até ao meu destino. Sempre de rosto sério, triste(?) de quem está sozinho, percorrendo sempre os mesmos caminhos. Em gestos automatizados dos quais nem se recorda fazer. Segue aquela linha. Vai. Regressa. Vai. Regressa. Ironia. Dentro das carruagens vão centenas de pessoas. Apressadas. Apertadas. Sonolentas. Abafadas. Sem se lembrarem dele. Sem nunca pensarem nele. O maquinista que as leva todos os dias para os seus destinos. Hoje pensei nele. Hoje não o vi. Observei-o. E quero agradecer-lhe. Porque me sorriu e me fez sorrir também. Ana Paula Ribeiro