Avançar para o conteúdo principal

Cartas que valem mais que qualquer palavra dita

Hoje apeteceu-me abrir um pequeno baú onde guardo as minhas recordações de sempre.
Volta e meia sinto necessidade de o fazer. Está cheio de energias que me alimentam, através das cartas, postais, mimos, repletos de palavras daquelas que se registam num papel e que ficam para sempre.
Hoje procurava por um envelope, já amarelecido, cuja letra redonda de menina doce, leva-me sempre a lembrar, aquela que viria ser a minha melhor amiga.
Ao abri-lo, revi uma carta, escrita por ela, a 27 de Janeiro de 1990, às 23h05, com um texto de Ehrman Werner (julgo ser assim), texto este que a acompanhava nas alturas menos boas da vida e, como minha amiga que era já na altura, quis partilha-lo comigo.
Dizia ainda na carta que eu, mesmo sem saber, seguia já os passos descritos pelo autor.
Eu não sei se os seguia. Talvez a amizade que sentia por mim a fizesse ver-me com uns olhos diferentes e grandiosos.
Sei sim, que muitas e muitas vezes li aquele texto e tentei segui-lo.
Não foi fácil, não é fácil … faz muito tempo que não me lembrava sequer dele.
Hoje mais uma vez senti necessidade de relê-lo.
Para além disso, senti necessidade de partilha-lo convosco:

“Vai serenamente por entre a agitação e a pressa
e lembra-te da paz, que pode haver no silêncio;
Sem te baixares, mantém-te tanto quanto possível
em boas relações com todos;
Diz a tua verdade, serena e calmamente e escuta com atenção os outros,
mesmo que menos dotados ou ignorantes. Também eles têm a sua história;
Evita as pessoas barulhentas e agressivas, são mortificações para o espírito;
Se te comparas com os outros podes tornar-te presunçoso e amargo,
porque haverá sempre pessoas superiores ou inferiores a ti.
Alegra-te com as tuas realizações tanto com os teus projectos;
põe todo o interesse na tua carreira, ainda que ela seja humilde,
é um bem real nos destinos mutáveis do tempo;
Usa de prudência nos teus negócios, porque o mundo está cheio de astúcia,
mas que isto não te cegue a ponto de não veres a virtude onde ela existe;
Muitas pessoas lutam por altos ideais e em todo o lado a vida está cheia de heroísmo.
Sê tu mesmo!
Sobretudo, não simules afeição, não sejas cínico em relação ao amor,
porque em face da aridez e do desencanto ele é perene como a relva;
Acolhe carinhosamente o conselho dos anos,
alargando com graciosidade as coisas da juventude.
Educa a fortaleza de espírito, para que te salvaguardes numa inesperada desdita,
mas não te atormentes com fantasias. Muitos medos surgem da fadiga e da solidão.
Para além da disciplina são, sê gentil contigo mesmo.
Tu és um filho do universo e tal como as coisas e as estrelas, tens direito de o habitares.
Portanto, vive em paz com Deus, seja qual for a ideia que dele tiveres
e quaisquer que sejam as tuas lutas e privações, a ruidosa confusão da vida.
Guarda a paz contigo mesmo.
Com toda a sua falsidade, escravidão e sonhos desfeitos,
o mundo ainda é maravilhoso.
Luta para seres feliz! ”

A vida é um corre, corre que nem sempre permite que estejamos juntas.
Mas é claro que estás sempre no meu coração e, mesmo sem falarmos nas alturas difíceis, a tua carta vale mais que qualquer palavra dita.
Um grande, grande beijo amiga de e para sempre.
Afinal, após tantos anos ... quem sempre seguiu grande parte destes caminhos foste tu amiga (sei disto e estou de olhos fechados!).

Ah! Desculpem, para vocês que não sabem, esta amiga do coração chama-se Julieta J

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma reflexão que, espero, te sensibilize.

2 anos passaram rápido.  Nestes 2 anos tenho aprendido muito. A cada dia que passa sou sensibilizada com questões que outrora não me ocorriam, mas que me deixam perplexa. Como, algumas delas, nunca me passaram pela cabeça? Eu, que sempre fui muito de pensar na outra pessoa, naquilo que está a sentir. Ou pelo menos dou por mim a tentar, antes de tomar qualquer tipo de atitude ou julgamento. Não sou melhor pessoa que os outros, apenas sou, e quem me conhece sabe bem, uma pessoa que vive do que o coração lhe dita, afogada em sentimentos. E hoje o meu está com a pica toda para partilhar convosco esta reflexão. Vá lá, não se queixem que eu que não escrevo há muito tempo.  Muito se tem falado da liberdade que tínhamos e que o Covid-19 nos roubou.  O direito à nossa liberdade.  Direitos. Já pararam para pensar nos direitos das pessoas que têm uma deficiência? Cada vez mais acredito que esses direitos dependem muito de todos nós.  A forma como nos posicionamos perante a deficiência faz toda a

O maquinista

Hoje durante a viagem por linhas metropolitanas, não escrevi nada. Nem no papel, nem no telemóvel. Mas estava para aqui a pensar com os meus botões, de todos os rostos que vi qual o que me sobressaiu mais... E acho que foi mesmo o do maquinista. Quando a carruagem vem, eu sempre fico atenta ao maquinista. Tento ver o rosto daquele que me vai levar até ao meu destino. Sempre de rosto sério, triste(?) de quem está sozinho, percorrendo sempre os mesmos caminhos. Em gestos automatizados dos quais nem se recorda fazer. Segue aquela linha. Vai. Regressa. Vai. Regressa. Ironia. Dentro das carruagens vão centenas de pessoas. Apressadas. Apertadas. Sonolentas. Abafadas. Sem se lembrarem dele. Sem nunca pensarem nele. O maquinista que as leva todos os dias para os seus destinos. Hoje pensei nele. Hoje não o vi. Observei-o. E quero agradecer-lhe. Porque me sorriu e me fez sorrir também. Ana Paula Ribeiro